sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Olho no Olho: Bullying


Hooy! Tudo de boinha?
Eu vim falar de um assunto sério, o bullying. Houve uma época em que se falou muito sobre isso, mas de um tempo pra cá esse assunto foi esquecido, o que não deveria ter acontecido. O bullying é muito perigoso, assim para quem sofre como para quem causa!
Quer saber mais? Continua lendo!




O monstro
O bullying é algo muito ruim e perigoso, e o certo seria ninguém prática-lo. Mas por que? Bom, quem sofre pode vir a se sentir mal, excluído, solitário, e começar a pensar em besteiras, como se matar.
Ofender pessoas, tirar sarro, zombar, ameaçar, bater e zoar são práticas de bullying. Ninguém gosta de passar por isso.
Só pessoas idiotas o bastante podem querer ver alguém se sentir mal, isolado. Só uma pessoa má quer fazer mal a alguém.                                                
                                                                                  (Jack não é um monstro ok?)

Eu sofro, e aí?
Bom, o melhor a se fazer é contar para alguém. No começo, se você se sentir acuado, conte para uma amiga, para desabafar. Certamente ela te ajudará a criar forças pra enfrentar esse problema. O próximo passo e contar aos seus pais ou responsáveis, para algum professor, etc.
Qualquer uma dessas pessoas irá te ajudar a enfrentar este problema. O bullying é crime, e quem o pratica deve ser punido.




Eu me sinto mal com isso, e aí?
Bom, se você sofre com isso, provavelmente vai se sentir só, abandonado, excluído, acuado, triste. Vai pensar que ninguém liga ou quer você. Isso não é verdade. Se você olhar a sua volta vai reparar que tem um monte de pessoas prontas pra te acompanhar, ajudar, amar. É só prestar um pouquinho de atenção que vai perceber que existem pessoas que te amam. E nada de pensar em suicídio, ou se auto mutilar como algumas pessoas fazem. Com isso você só vai ficar pior.
Tente se divertir, espairecer, rir. Cante, dance, pule, converse, brinque, sorria. Isso é o melhor remédio.

Alguém que eu conheço sofre, como eu posso ajudar?
Se você tem algum amigo, parente ou conhecido que sofre com bullying você pode ajudar de várias formas. Demonstre que você é confiável, que não contará a ninguém, e que tudo irá ficar bem. Mas não se esqueça que, se você não é um adulto que possa resolver sozinho essa situação, você tem que aconselhar seu amigo/parente/colega a conversar com os pais, ou com algum professor ou responsável em sua escola. Busque ajuda de pessoas confiáveis, que vão querer ajudar.

Primeiro de tudo, tente ouvi-lá e entende-la. Depois disso, seja amigo,ofereça-lhe ajuda. Mostre-a o que pode fazer, e como pode acabar com todo o seu sofrimento.
Com certeza com sua ajuda, esta pessoa vai melhorar.


Estou sendo ameaçado, e aí?
Mais um motivo pra contar tudo. Só que se você vem  sendo ameaçado, é melhor falar com as autoridades. Bullying é crime, e se a pessoa lhe ameaça de qualquer forma que seja, (te bater, te matar, machucar sua família, etc...) tem que ser punida.

Se você sofre bullying, não fique calado. Peça ajuda, denuncie. Se ajude!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OI! Brigada por estar aqui comentando. Dê sua opinião, diga se gostou, dê dicas, ideias, etc. Deixa o link do blog e aproveite!
Beijo da Gabi!